Encontro no Vaticano durou cerca de 40 minutos e abordou projetos da Arquidiocese, a situação do Brasil e os desafios da Igreja no mundo.
Em audiência privada no Vaticano, o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, reforçou o convite para que o papa Leão XIV visite o Brasil e inclua a capital federal no roteiro. Segundo o religioso, a presença do pontífice em Brasília seria significativa não apenas para encontros institucionais, mas também para conhecer a vivacidade da Igreja local.
“Seria importante para encontrar as autoridades dos Três Poderes, mas também para conhecer aquela Igreja bonita que existe em Brasília: um povo vivo, uma Igreja viva, participativa e bonita”, afirmou o cardeal em entrevista à rádio Vatican News.
Durante a reunião, foram discutidos temas como os projetos da Arquidiocese, a situação política e social do país, o papel da Igreja no Brasil e questões do cenário mundial. O arcebispo destacou ainda a experiência anterior do papa como prefeito do Dicastério para os Bispos, que, segundo ele, lhe deu compreensão profunda da realidade latino-americana.
“É um homem muito antenado, muito lúcido. É quando você percebe que ele tem a realidade nas mãos”, observou Dom Paulo Cezar.
Essa foi a primeira audiência privada do cardeal brasileiro com o papa desde o início do pontificado, em maio. Apesar disso, eles já haviam se encontrado em momentos posteriores ao conclave.
Além de Paulo Cezar, Leão XIV recebeu também Andrés Gabriel Ferrada Moreira, secretário do Dicastério para o Clero; Antonio Santarsiero Rosa, bispo de Huacho (Peru); o padre Roberto Pasolini; e o Colégio de Escritores da revista La Civiltà Cattolica, que completou 175 anos.





Add Comment