Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

Aprovação de Lula sobe após confronto com Trump por tarifaço, aponta pesquisa Quaest

Uma nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve leve alta após o confronto diplomático com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em razão do chamado “tarifaço”. A desaprovação ao petista recuou de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%.

Segundo o instituto, a melhora se deu especialmente entre eleitores mais escolarizados, de classe média e moradores da região Sudeste. Para o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes, esses são os grupos mais sensíveis aos impactos das tarifas comerciais e avaliaram positivamente a postura de Lula diante da ameaça norte-americana.

Na avaliação por segmentos, a aprovação de Lula subiu entre eleitores com ensino superior (de 33% para 45%), entre moradores do Sudeste (de 32% para 40%) e entre pessoas com renda entre dois e cinco salários mínimos (de 39% para 43%). Também houve melhora entre os que não recebem o Bolsa Família, entre mulheres, católicos e na faixa etária entre 35 e 59 anos.

A avaliação geral do governo federal também apresentou sinais de recuperação. A parcela dos que avaliam o governo como negativo caiu para 40%, após oscilar em torno de 43% e 41% nos meses anteriores. Já os que classificam o governo como positivo subiram para 28%, o melhor índice desde dezembro de 2024. A avaliação regular permaneceu em 28%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistados a partir dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.