O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (12) que o governo norte-americano está disposto a abrir diálogo com Cuba em meio à grave crise econômica enfrentada pela ilha.
Em publicação na rede Truth Social, Trump descreveu Cuba como um “país falido” e declarou que o governo cubano estaria “pedindo ajuda”.
“Nenhum republicano jamais falou comigo sobre Cuba, que é um país falido e só caminha em uma direção: para baixo! Cuba está pedindo ajuda e nós vamos conversar!!! Enquanto isso, estou indo para a China!”, escreveu o presidente americano.
Sanções continuam
A declaração ocorre em meio ao endurecimento das sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra Cuba.
Recentemente, o governo Trump ampliou medidas contra indivíduos e empresas ligadas aos setores de energia, mineração, segurança e defesa da ilha, além de entidades acusadas de apoiar financeiramente o governo cubano.
Entre os alvos está a GAESA, conglomerado empresarial ligado às Forças Armadas cubanas.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que as sanções não seriam direcionadas à população cubana.
“Estas não são sanções contra o povo cubano, porque o povo cubano não se beneficia da GAESA. É uma ação contra esta empresa que está roubando do povo cubano para beneficiar alguns”, declarou Rubio.
Governo cubano reage
O governo cubano voltou a criticar o embargo econômico imposto pelos EUA desde a década de 1960 e condenou as novas sanções anunciadas por Washington.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba classificou as medidas como um “ato de agressão econômica implacável”.
Segundo o comunicado, as ações americanas ampliam os efeitos do bloqueio econômico e podem atingir empresas e bancos estrangeiros que mantenham relações comerciais com a ilha.
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, também já havia rejeitado declarações anteriores de Trump sobre possíveis mudanças políticas em Cuba e afirmou que o país responderá a qualquer tentativa de agressão.
Crise econômica na ilha
Cuba enfrenta uma das piores crises econômicas das últimas décadas, marcada por escassez de alimentos, medicamentos, combustíveis e energia elétrica, além de inflação elevada e aumento da migração da população.
A fala de Trump é vista como um possível sinal de abertura diplomática, embora o governo americano mantenha a política de pressão econômica sobre Havana.







Recent Comments