Banner publicitário 728x90
BRB Ibaneis Rocha Últimas Notícias

Ibaneis diz que vai recorrer de decisão que barra uso de imóveis na capitalização do BRB

Governador anuncia recurso após liminar da Justiça do DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que o governo vai recorrer da decisão liminar que impede a utilização de imóveis públicos na operação de capitalização do Banco de Brasília (BRB).

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (16) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e assinada pelo juiz Daniel Branco Carnacchioni.

Questionado por jornalistas sobre a medida judicial, o governador resumiu a posição do Executivo local:

“Vamos recorrer.”

Liminar suspende parte da lei

A decisão foi concedida em uma ação civil pública e determina que o Governo do Distrito Federal se abstenha de executar medidas previstas na lei que autoriza a capitalização do BRB com bens públicos.

Na decisão, o magistrado cita especificamente os artigos 2º e 4º da norma, que tratam do financiamento da operação e da utilização de imóveis como garantia.

Segundo o juiz, a medida busca evitar possível dano ao patrimônio público, já que a operação envolveria bens pertencentes ao Distrito Federal e a empresas estatais.

Operação pode chegar a R$ 6,6 bilhões

A lei foi sancionada em 10 de março de 2026 e autoriza o GDF a contratar um empréstimo de até R$ 6,6 bilhões junto ao Fundo Garantidor de Crédito ou outras instituições financeiras.

O texto prevê diferentes mecanismos de reforço patrimonial do banco, entre eles:

  • integralização de capital social

  • aportes patrimoniais

  • uso de bens móveis ou imóveis públicos

  • venda de patrimônio público para destinação de recursos ao banco

Imóveis de estatais estão na lista

A legislação também lista nove imóveis públicos que poderiam ser utilizados na operação.

Os terrenos pertencem a empresas estatais do DF, como:

  • Terracap

  • CEB

  • Caesb

Segundo o governo, os bens seriam utilizados para cobrir prejuízos do BRB relacionados a operações envolvendo o Banco Master.

Na decisão, porém, o juiz ressaltou que a utilização de imóveis públicos em operações financeiras exige comprovação de interesse público, autorização legislativa e avaliação prévia dos bens.

Debate político e jurídico

A capitalização do BRB se tornou um dos principais temas políticos e econômicos do Distrito Federal nas últimas semanas.

Com o anúncio de recurso por parte do governo, o tema deve continuar sendo discutido na Justiça e no cenário político local.