Uma pesquisa eleitoral divulgada nas redes sociais pela consultoria mexicana Áltica Research aponta empate técnico entre o senador Flávio Bolsonaro e o presidente Lula em um cenário de segundo turno. O levantamento, no entanto, não consta no registro do Tribunal Superior Eleitoral, exigido pela legislação brasileira em ano eleitoral.
Segundo os dados divulgados, Flávio Bolsonaro aparece com 48% das intenções de voto, contra 47% de Lula, dentro da margem de erro de 2,83 pontos percentuais. Brancos e nulos somam 3%, enquanto 2% dos entrevistados não souberam responder.
A legislação eleitoral determina que toda pesquisa deve ser registrada no TSE até cinco dias antes da divulgação, com informações como metodologia, período de coleta, tamanho da amostra, origem dos recursos e margem de erro. A divulgação de pesquisa sem registro pode resultar em multa e retirada do conteúdo do ar.
Procurado, o TSE informou que não pode agir de ofício, ou seja, precisa ser provocado por partidos políticos, federações ou pelo Ministério Público Eleitoral para adotar medidas. Enquanto isso, a pesquisa permanece disponível nas redes sociais.
No cenário de primeiro turno apresentado pela consultoria, Lula lidera com 46% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 39%. A pesquisa foi realizada pela internet entre os dias 23 e 25 de janeiro, com 1.200 eleitores, segundo a empresa, que afirma ter financiado o levantamento de forma independente.




