Banner publicitário 728x90
Últimas Notícias

Vorcaro se reuniu com diretor do Banco Central horas antes de ser preso

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, realizou uma reunião virtual com o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino, poucas horas antes de ser preso pela Polícia Federal, no dia 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O encontro ocorreu entre o início da tarde e o começo da noite e contou também com a participação de outros dirigentes da área de supervisão bancária do BC. Na ocasião, Vorcaro discutia a situação da instituição financeira, que enfrentava dificuldades operacionais e negociações para sua venda a um consórcio com investidores estrangeiros.

Vorcaro foi preso no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura um esquema de emissão de títulos de crédito falsos por instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional. A Polícia Federal temia que o banqueiro deixasse o país, já que ele tinha viagem marcada para Dubai, onde pretendia avançar em tratativas relacionadas à venda do Banco Master. No dia seguinte à prisão, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da instituição, medida que suspendeu suas atividades e inviabilizou o avanço do acordo de venda.

Nesta terça-feira, a Polícia Federal deve ouvir Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB e o diretor do Banco Central que participou da reunião, com possibilidade de realização de uma acareação determinada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. A diligência busca esclarecer eventuais contradições nos depoimentos e os procedimentos adotados pelas autoridades monetárias no caso.