Integrantes do governo Lula acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve revogar em breve as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras, incluindo o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci. A expectativa cresceu após uma ligação telefônica entre Lula e Trump, realizada na terça-feira (2/12).
As sanções em questão envolvem a Lei Magnitsky — que permite punições por supostas violações de direitos humanos — e medidas como a suspensão de vistos de turismo para ministros do governo brasileiro. Após a conversa, Trump declarou a jornalistas ter discutido com Lula temas como comércio, crime organizado e especificamente as sanções impostas a autoridades brasileiras.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que o diálogo com Lula foi “produtivo” e que acredita em avanços positivos na relação bilateral. Assessores do governo brasileiro viram nas declarações um sinal de possível recuo de Washington.
A conversa reforça a estratégia do Palácio do Planalto de buscar aproximação com os EUA para reduzir tensões diplomáticas e reverter medidas direcionadas ao Judiciário e ao Executivo brasileiro.





Add Comment