A professora Flávia Loss, especialista em Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia, afirmou em entrevista à CNN que há fortes indícios de que os Estados Unidos podem realizar uma ação militar na Venezuela. Segundo ela, cerca de 15 mil militares americanos estão posicionados no Mar do Caribe, próximo ao território venezuelano — o maior deslocamento desde a crise dos mísseis de 1962.
Loss destacou que o governo americano não divulgou oficialmente seus planos, mas o Congresso já cobra explicações do Executivo. Ela também lembrou que o presidente Donald Trump tem associado operações militares ao combate ao narcotráfico, embora especialistas defendam que inteligência e cooperação internacional são mais eficazes que mobilizações bélicas.
A analista alertou ainda para o risco de um conflito prolongado, caso haja intervenção. Para ela, a Venezuela pode se transformar em um conflito de longa duração, contrariando promessas de campanha de Trump de evitar guerras desse tipo. A movimentação, segundo a especialista, pode também buscar apoio de eleitores latinos contrários ao governo Maduro, mas o efeito pode ser contrário caso os EUA se envolvam profundamente na crise venezuelana.





Add Comment