O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Andrade, afirmou que a ampliação do programa Vai de Graça, que garante transporte gratuito aos domingos e feriados, requer planejamento e fontes permanentes de financiamento. Em entrevista ao programa CB.Poder, parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília, ele destacou que a adoção da tarifa zero durante toda a semana só será possível com investimentos em frota, corredores exclusivos e terminais de integração.
Segundo Andrade, a gratuidade total aumentaria significativamente a demanda por transporte público, o que exigiria mais estrutura e recursos. “Não podemos vender ilusão. Para falar em universalidade, é preciso responsabilidade. Se dissermos que tudo será de graça sem garantir financiamento e qualidade, o serviço será precarizado”, alertou.
O secretário destacou que o sistema de transporte do DF melhorou nos últimos dez anos, mas ainda há desafios. Ele citou o aumento da frota — mais de 300 novos veículos desde 2019 — e anunciou a chegada de outros 200 até o primeiro semestre de 2026. Andrade também ressaltou a importância de concluir os BRTs Oeste e Sul, além de implantar os corredores Sudoeste e Norte, para aumentar a velocidade e o número de viagens realizadas por ônibus.
Sobre as paradas de ônibus da EPTG, ele explicou que precisarão ser demolidas e substituídas por estações no solo para adequar o BRT Oeste ao modelo clássico, semelhante ao adotado em Curitiba. “As novas estações terão embarque no nível da rua, com catracas e validadores fora dos veículos, garantindo mais agilidade e segurança”, detalhou.
Zeno Andrade também abordou o consórcio entre o DF e Goiás para reduzir o preço das passagens no Entorno. Segundo ele, o projeto depende de aval dos governadores Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado e do posicionamento da ANTT, que deverá delegar a gestão do transporte semiurbano aos estados após a criação formal do consórcio.
Por fim, o secretário confirmou que o projeto do VLT da W3 segue em análise no Tribunal de Contas. A primeira etapa ligará o Terminal da Asa Norte ao Terminal da Asa Sul, com previsão de expansão até o aeroporto em uma segunda fase. “As informações já foram encaminhadas ao Tribunal e aguardamos a liberação para publicar a licitação da concessão”, informou Andrade.





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