Presidente tem discurso marcado para a abertura da Assembleia Geral e deve criticar política de tarifas dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca neste domingo (21/9) nos Estados Unidos, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Esta é sua primeira viagem ao país desde o aumento de tarifas comerciais imposto pelo governo de Donald Trump, que elevou a tensão nas relações bilaterais.
A delegação brasileira enfrenta ainda restrições de vistos impostas por Washington, o que levou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a desistir da viagem, alegando “humilhação”.
Lula abrirá a assembleia na terça-feira (23/9), seguindo a tradição brasileira de inaugurar os discursos do encontro anual. A expectativa é que reforce a defesa do livre comércio, critique os tarifaços de Trump, condene conflitos armados e reafirme que a democracia e a soberania do Brasil não são negociáveis.
Além do discurso, o presidente participará de reuniões bilaterais e de eventos paralelos. Um deles é o painel “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, previsto para quarta-feira (24/9), em Nova York, do qual os Estados Unidos não foram convidados.





Add Comment