Banner GDF – Creche
EUA Últimas Notícias

TERROR EM WASHINGTON

Presidente diz que federalizará a capital caso a polícia não coopere com o serviço de imigração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15) que poderá decretar estado de emergência nacional e federalizar Washington, D.C. se a prefeita Muriel Bowser mantiver a decisão de não cooperar com o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega). A disputa gira em torno do compartilhamento de informações sobre imigrantes em situação irregular.

A declaração amplia o embate com a cidade, que já conta com mais de 2 mil soldados da Guarda Nacional patrulhando as ruas, medida criticada como excesso de poder federal.

Trump escreveu em sua plataforma Truth Social que, após o envio das tropas em agosto para “restabelecer a lei e a ordem”, a capital vive um período de “praticamente nenhum crime pela primeira vez em décadas”. O gabinete de Bowser não respondeu aos pedidos de comentário.

O presidente também colocou o Departamento de Polícia Metropolitana sob controle federal direto e enviou agentes do ICE para reforçar a segurança, sem prazo definido para o fim da operação.
“Aos cidadãos e empresas de Washington, D.C., NÃO SE PREOCUPEM. Declararei estado de emergência e federalizarei, se necessário”, publicou.

Trump atribuiu a resistência da prefeita à “pressão de democratas da esquerda radical” e advertiu que a interrupção da cooperação com o ICE faria “o crime voltar com força”.

Em Washington, a Guarda Nacional se reporta diretamente ao presidente, diferentemente dos 50 estados, onde responde aos governadores.