Banner GDF – Creche
Meio Ambiente Últimas Notícias

SEMINÁRIO NA ADASA

Nesta quinta-feira (4/9), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), realizou o 2º Seminário sobre Regulação e Valorização dos Resíduos da Construção Civil, de Podas e de Volumosos do DF. O evento ocorreu no Auditório Humberto Ludovico e reuniu representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, especialistas e consultores para debater estratégias de aproveitamento sustentável dos resíduos sólidos gerados nas cidades do Distrito Federal.

Na abertura, foi exibida uma mensagem em vídeo do diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, que não pôde participar presencialmente por compromissos internacionais. Ele destacou a importância da regulação como instrumento de transformação da gestão ambiental no DF e reforçou o papel da Agência em promover soluções inovadoras e integradas. Também participaram da mesa de abertura a superintendente da SRS, Elen Dânia dos Santos, e representantes das instituições parceiras.

Segundo Elen, o seminário tem caráter estratégico para o futuro da limpeza urbana no Distrito Federal, ao promover um espaço de diálogo sobre os avanços, desafios e oportunidades na gestão e valorização dos resíduos da construção civil, de podas e de volumosos — que representam uma parcela significativa do total coletado no DF. “Nosso objetivo é obter subsídios para a elaboração de normas regulatórias da Adasa, fortalecer a integração entre as instituições, estimular soluções inovadoras e fomentar políticas públicas alinhadas à sustentabilidade”, destacou.

Abrindo os trabalhos, o consultor da Adasa/Unesco, Robson Biela, apresentou um panorama técnico sobre a valorização dos resíduos de poda, entulho e resíduos da construção civil, destacando práticas sustentáveis, alternativas de reaproveitamento e perspectivas futuras para o setor no DF. “Meu objetivo é agregar com a experiência de quem recicla resíduos há mais de 10 anos, dividir problemas e desafios, para que cresçamos juntos e encontremos alternativas para a gestão de todos esses rejeitos”, afirmou.

Em seguida, foi realizado um painel de debate, mediado por Robson e Elen, com a participação de Andréia Almeida (diretora técnica do SLU), Nathalia Almeida (superintendente de Licenciamento Ambiental do Ibram) e Amir Bittar (coordenador de resíduos sólidos da Sema). Os convidados compartilharam experiências institucionais e discutiram os principais desafios para uma gestão eficaz em seus respectivos órgãos.

No encerramento, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, ressaltou a importância da participação popular no processo regulatório e na gestão pública. “Quando a sociedade é convidada, ela participa. Nós, servidores públicos, somos apenas figurantes. O artista principal desse filme é o cidadão. Ele é a razão de nós existirmos, e o nosso papel é servi-lo”, afirmou.

O seminário foi finalizado com um coffee-break, proporcionando aos participantes um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento de redes de colaboração.