Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

ZAMBELLI SEGUE PRESA

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) permanece detida na penitenciária de Rebibbia, em Roma, após audiência realizada nesta quarta-feira (27). O tribunal italiano não decidiu se ela aguardará a tramitação do pedido de extradição em liberdade ou sob custódia. A decisão será comunicada diretamente aos advogados nos próximos dias.

Zambelli está presa desde o fim de julho e sua defesa alega que seu estado de saúde é incompatível com o cárcere, solicitando prisão domiciliar. Um laudo médico apresentado à Corte concluiu, porém, que a deputada pode permanecer na prisão, apesar de apresentar quadro depressivo e distúrbios do sono.

A parlamentar fugiu para a Itália após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Na semana passada, recebeu nova condenação de cinco anos e três meses por sacar uma arma na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

A defesa tenta barrar a extradição alegando perseguição política no Brasil e questionando a imparcialidade do processo.