Distrito Federal possui 4.491 faixas mapeadas; manutenção é contínua e abrange todas as regiões administrativas
O Governo do Distrito Federal (GDF) recuperou 1.055 faixas de pedestres entre janeiro e julho de 2025. Os serviços, executados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), fazem parte das ações permanentes de reforço da sinalização viária e têm como objetivo aumentar a segurança de pedestres e motoristas.
Atualmente, o DF conta com 4.491 faixas mapeadas. A manutenção ocorre de forma gradativa e segue um cronograma atualizado conforme as demandas identificadas em campo e a programação técnica da Diretoria de Engenharia do Detran-DF.
Segundo o analista de trânsito do Detran, Manoel Porcidônio, todas as travessias contam com sinalização vertical para alertar os motoristas sobre a proximidade das faixas. “Nos pontos com maior fluxo de veículos e pedestres, estamos reforçando a sinalização vertical para que o condutor perceba a faixa à frente. Já o pedestre deve fazer o sinal de vida, aguardar a parada dos veículos e só então atravessar”, orienta.
População aprova reforço na sinalização
A aposentada Márcia Resende Teles, deficiente visual, lembra que perdeu uma amiga atropelada por um ônibus e considera a ação essencial. “Eu me sinto mais segura com as faixas bem sinalizadas, mas a conscientização dos motoristas também é fundamental”, afirma.
O porteiro Benjamim Fernandes Lustosa Júnior, que trabalha em um colégio de Taguatinga, relata que o reforço da pintura melhorou a segurança na região. “É muito importante para alunos, professores e todos que passam por aqui”, diz.
Já a comerciante Eliana Ernesto, dona de um bar próximo à mesma escola, diz que os acidentes diminuíram após a manutenção. “Antes, vi até engavetamento de quatro carros. Desde a recuperação da faixa, não houve mais atropelamentos nem batidas”, conta.
Para a aposentada Rosalina Silva, o trabalho precisa ser contínuo. “É um cuidado que o governo tem que ter sempre, em todos os lugares”, destaca.





Add Comment