Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA

Reunião de chefes de Estado da OTCA discute financiamento florestal, cooperação em segurança pública e estratégias para a COP 30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (22/8), da 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), em Bogotá, Colômbia. O encontro tem como objetivo consolidar ações estratégicas para a proteção da Amazônia, fortalecer a cooperação regional e alinhar propostas para a COP 30, que será realizada na região.

Além do Brasil, a reunião reúne representantes de Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A agenda presidencial inclui um encontro regional com representantes da sociedade civil e povos indígenas, seguido de reunião privada entre autoridades, almoço oficial e assinatura da Declaração de Bogotá, que sucederá a Declaração de Belém, firmada em 2023.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Entre os principais temas, está a apresentação brasileira do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa que pretende captar US$ 125 bilhões para remunerar países em desenvolvimento que preservam suas florestas. Diferente de outros mecanismos, o TFFF será estruturado como investimento, oferecendo retorno financeiro a empresas e países que aderirem.

Cooperação regional e segurança

A cúpula também discute ações conjuntas em segurança pública, combate a ilícitos transnacionais, saúde, vigilância epidemiológica, bioeconomia e fortalecimento institucional da OTCA. Reuniões preparatórias, realizadas desde 2023, resultaram na criação de grupos de trabalho e mecanismos financeiros próprios para viabilizar as propostas.

Relações bilaterais com a Colômbia

A visita de Lula reforça ainda as relações comerciais entre Brasil e Colômbia, que movimentaram US$ 3 bilhões de janeiro a julho de 2025. O Brasil exporta principalmente veículos, farelo de soja e produtos químicos, enquanto importa carvão, inseticidas e polímeros colombianos.

Caminho para a COP 30

A Declaração de Bogotá deve apresentar um balanço das ações iniciadas em Belém e firmar compromissos regionais em torno do clima e do desenvolvimento sustentável da Amazônia.