Banner GDF – Creche
Brasil Últimas Notícias

Lula busca reação conjunta do Brics contra tarifas impostas pelos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende discutir com líderes do Brics uma resposta coordenada às tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de outros países do grupo. Em entrevista à Reuters, Lula disse que entrará em contato com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da China, Xi Jinping, para avaliar o impacto das medidas e buscar uma decisão conjunta.

Nesta quarta-feira (6), entraram em vigor tarifas de 50% sobre parte das exportações brasileiras para os EUA. No mesmo dia, o presidente Donald Trump também impôs uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos, alegando que o país importa petróleo russo.

Lula afirmou que, por enquanto, o foco do governo será apoiar as empresas brasileiras na busca por novos mercados e preservar empregos. Segundo ele, o Ministério da Fazenda já prepara uma medida provisória com ações em resposta ao tarifaço.

Sem ver espaço para diálogo com Trump, Lula criticou a postura autoritária do governo americano e descartou, por ora, retaliar com tarifas semelhantes: “Não quero ter o mesmo comportamento do presidente Trump”, afirmou. Ele também classificou a interferência dos EUA como “inadmissível” e reafirmou a soberania brasileira diante das críticas à regulação nacional das big techs.