Um artigo publicado pelo The Washington Post neste domingo (14) afirma que o “bullying praticado por [Donald] Trump contra o Brasil está saindo pela culatra”, em referência ao anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, feito como resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Assinado pelo colunista Ishaan Tharoor, o texto destaca que a tentativa de demonstração de força por parte do ex-presidente americano acabou beneficiando politicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem ampliado sua popularidade diante da crise e conquistado respaldo até mesmo entre parte da elite brasileira.
Tharoor afirma que, enquanto em outros momentos países latino-americanos cederam a pressões similares de Washington, o cenário brasileiro é distinto: “a economia brasileira é maior e mais diversificada do que a de seus vizinhos”, escreveu. Lula, segundo o colunista, teria enxergado no embate diplomático uma oportunidade de projetar liderança e enfrentamento frente à política externa americana.
A publicação ainda observa que a tensão entre os dois países está longe de uma resolução, com ambos os lados aumentando o tom e as medidas retaliatórias.
Na sexta-feira (12), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a Polícia Federal realizou buscas em endereços ligados a Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica, teve restrições de locomoção e está proibido de se comunicar com investigados no caso que apura tentativa de golpe de Estado, incluindo diplomatas estrangeiros.





Add Comment