A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que apura fraudes em licitações, desvio de verbas públicas oriundas de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além de uma ordem de afastamento cautelar de servidor público, em municípios da Bahia e também no Distrito Federal. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a Polícia Federal, o grupo investigado estaria envolvido em um esquema de manipulação de licitações e desvio de recursos destinados à cidade de Campo Formoso (BA). As verbas, provenientes de emendas parlamentares, teriam sido desviadas mediante o pagamento de propina e ações para obstruir as investigações em andamento.
Como parte das medidas cautelares, o STF também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias vinculadas a pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper o fluxo de dinheiro supostamente ilícito e garantir recursos para possível ressarcimento ao erário.
A Operação Overclean, iniciada em 2023, tem como foco desmontar redes de corrupção relacionadas ao uso indevido de emendas parlamentares. Esta quinta fase reforça o avanço das investigações sobre a atuação de servidores públicos e empresários na Bahia e em Brasília.





Add Comment