Uma multidão de 40 mil pessoas ocupou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (21/5), durante o Festival do Dia Mundial da Diversidade Cultural, que celebrou a riqueza das múltiplas identidades brasileiras com shows gratuitos e programação cultural ao longo do dia.
O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF), em parceria com o Supremo Tribunal Federal e o Instituto Integra Mais Um, começou pela manhã com oficinas, rodas de conversa e atividades de mediação artística voltadas à promoção do diálogo intercultural.
A partir das 18h, a programação musical tomou conta da praça com apresentações de artistas consagrados, como Maria Gadú, Diogo Nogueira, Bell Marques, Frejat e a estrela mais aguardada da noite, a “boiadeira” Ana Castela, que atraiu um público fiel, incluindo crianças usando chapéus country em referência ao estilo da cantora.
“Eu já fui em três shows dela. Gosto muito do jeito dela de ser, de brincar com a gente no palco”, contou Ana Clara, de 12 anos, ao lado da mãe, Valéria, de 53.
Pessoas de outros estados também prestigiaram o evento. De passagem por Brasília, os amigos André, Socorro e Gardênia, de Roraima, aproveitaram uma folga na agenda profissional para curtir os shows. “É um momento cultural importante!”, afirmou André, empolgado com a apresentação de Frejat, que encerrou o festival.
O acesso ao evento foi controlado por ingressos gratuitos distribuídos pela plataforma Sympla, com limite de um por CPF. A Polícia Militar do DF e seguranças privados garantiram a revista na entrada e o controle do fluxo, além da presença de uma área especial para pessoas com deficiência (PCDs).
Com segurança reforçada, clima de celebração e uma plateia diversa, o festival reafirmou o compromisso com a cultura, a inclusão e a valorização da diversidade como pilares da democracia.
Voz de Brasília – Informação com identidade cultural
Fonte: Correio Braziliense
Foto: foto da web





Add Comment