Nesta quarta-feira (15), o Distrito Federal marca o Dia Internacional da Família com uma série de iniciativas promovidas pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), voltadas ao fortalecimento dos laços familiares e à proteção de núcleos em situação de vulnerabilidade. O destaque vai para a criação de ferramentas inéditas no país, como o Observatório da Família e o Plano Distrital da Família, apresentados ao longo do último ano.
Um dos marcos recentes foi a audiência pública sobre o anteprojeto de lei do Estatuto das Famílias Atípicas, que pela primeira vez no Brasil discute oficialmente os direitos desse grupo. O documento ainda está em consulta pública até o dia 5 de junho no site da SEFJ, e sugestões podem ser enviadas por e-mail à Subsecretaria de Acompanhamento e Desenvolvimento da Família (subadf.sefj@buriti.df.gov.br).
O Observatório da Família, também inédito no país, será uma plataforma online com dados sobre políticas públicas para famílias do DF. O objetivo é permitir o acompanhamento, a avaliação e a construção colaborativa de políticas, ampliando a transparência e a participação social.
As iniciativas seguem os princípios da Declaração de Veneza, documento internacional que propõe metas voltadas à sustentabilidade familiar nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, tecnologia e meio ambiente.
Durante o I Seminário Distrital da Família, a SEFJ apresentou o Plano Distrital da Família, estruturado nos eixos de combate à pobreza econômica, pobreza de tempo e pobreza afetiva. O plano, entregue à Casa Civil, propõe metas claras para a promoção de políticas públicas que fortaleçam a estrutura familiar em suas múltiplas configurações.
“Estamos vivendo um tempo de avanços para as famílias do Distrito Federal”, afirmou o secretário Rodrigo Delmasso. “Somos a primeira gestão do Brasil a lançar um observatório voltado a monitorar as políticas para a família. E também a primeira unidade da federação a apresentar um plano com metas específicas para o desenvolvimento e proteção das famílias.”
Voz de Brasília
Fonte: Blog do riella
Foto: foto da web





Add Comment