Em homenagem ao aniversário de 65 anos de Brasília, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), instalou uma iluminação cênica no Marco Zero da capital, localizado no Buraco do Tatu, na região central da cidade. O local, considerado ponto inicial da construção de Brasília, tem se consolidado como atrativo turístico desde que foi redescoberto no ano passado.
O novo sistema de iluminação foi desenvolvido pela CEB em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o 6º Batalhão da Polícia Militar e o Arquivo Público do Distrito Federal. O projeto contempla projetores de alta precisão, que iluminam o ponto central marcado no asfalto e as esculturas em alto relevo que representam o Plano Piloto, dispostas nas laterais da estrutura.
A tecnologia utilizada é do tipo RGB, com capacidade para gerar até três milhões de combinações de cores. Isso permitirá que o espaço seja ambientado de forma personalizada em datas comemorativas e eventos especiais. A operação será feita de maneira remota, com integração ao Centro de Comando Operacional (CCO) da CEB, o que garante monitoramento constante e a pronta correção de eventuais falhas.
Segundo o presidente da CEB, Edison Garcia, a revitalização do Marco Zero é um tributo à origem da cidade. “O Marco Zero é o coração simbólico de Brasília, onde tudo começou. Iluminar esse espaço com tecnologia de última geração é mais do que uma ação de infraestrutura, é um gesto de respeito à nossa história e à memória da cidade. É um presente que entregamos com muito orgulho aos brasilienses.”
Com investimento de R$ 70 mil, o novo sistema de iluminação será inaugurado durante a semana de comemoração do aniversário da capital, entre os dias 17 e 21 de abril.
📌 Voz de Brasília – iluminando a história da capital com informação.
fonte:blog do riella
foto:foto da web





Add Comment