Meio Ambiente

Fumaça de incêndios da Austrália chega ao Brasil; veja imagem

Fumaça de incêndios da Austrália chega ao Brasil; veja imagem thumbnail

Imagem de satélite mostra o estado do Rio Grande do Sul coberto pela fumaça, publicada pelo INPE nesta terça-feira (7). Imagens de satélite mostram fumaça vinda da Austrália sobre o estado do Rio Grande do Sul.
Divulgação/ INPE
Imagem de satélite publicada nas redes sociais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta terça-feira (7) mostra o estado do Rio Grande do Sul coberto pela fumaça vinda da Austrália.
De acordo com o instituto Climatempo, a chegada da coluna de fumaça não vai afetar o regime de chuvas ou a temperatura no Sul do Brasil, mas poderá ser observado um céu mais avermelhado durante o pôr do sol. Santa Catarina também pode ter a ocorrência da fumaça.
Initial plugin text
Chile e Argentina
A fumaça originada nos incêndios florestais da Austrália cruzou o Oceano Pacífico na segunda-feira (6) e cobriu parte do Chile e da Argentina, segundo mostrou imagens do Satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA.
VEJA fotos dos incêndios florestais na Austrália
Entenda as causas dos incêndios na Austrália
A fumaça tem sido carregada por diferentes regiões devido à circulação de ventos no alto da atmosfera.
“São chamados de ‘jatos’ – que são uma corrente de ventos mais intensos que sopram de Oeste para Leste”, explica Fábio Luengo, da Somar Meteorologia.
O meteorologista alerta para os riscos caso o deslocamento da fumaça encontre chuvas durante seu caminho. Elas podem arrastar o material particulado para lavouras, reservatórios de água e açudes, além de provocar uma chuva mais ácida.
Satélite GOES identificou na segunda (6) duas áreas de fumaça dos incêndios na Austrália percorrendo, uma delas encobre o centro do chile e parte da Argentina o Pacífico
NOAA
VEJA também: 25 pessoas e 480 milhões de animais mortos no incêndio na Austrália
No levantamento mais recente, de segunda-feira (6), ao menos 25 pessoas morreram por causa do fogo, segundo a CNN; três destas mortes foram de bombeiros envolvidos no combate às chamas.
4 de janeiro – Uma imagem de satélite em cores mostra a fumaça de incêndios florestais queimando a leste de Obrost, na Austrália
2020 Maxar Technologies/Distribuição via REUTERS
4 de janeiro – Um morador observa a fumaça aparecer trazida junto com cinzas por ventos fortes em direção a Nowra, na Austrália
Tracey Nearmy/Reuters
6 de janeiro – Um carro destruído por incêndios florestais é visto em Quaama, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália
Saeed Khan/AFP