Meio Ambiente

Conheça as árvores de 'espécies exóticas invasoras' com proibição de plantio em Santa Catarina

Conheça as árvores de 'espécies exóticas invasoras' com proibição de plantio em Santa Catarina thumbnail

Órgãos ambientais do estado trabalham para diminuir os impactos por conta da proliferação desenfreada e ameaças ao ecossistema local. Plantas consideradas ‘exóticas invasoras’ no Parque do Rio Vermelho
Marcos Eugênio Maes/ IMA
Onze espécies de árvores consideradas como “exóticas invasoras” deixam um rastro de prejuízos ambientais, sociais, econômicos ou à saúde em Santa Catarina. Órgãos ambientais do estado trabalham para diminuir os impactos por conta da proliferação desenfreada e ameaças ao ecossistema local.
Com base em análise técnica estabelecida na Resolução do Consema nº 08/2012, as espécies passaram a fazer parte de uma lista que estabelece proibições de plantio (veja lista abaixo). O documento também cita outras plantas, animais e seres vivos que estão fora de sua região de origem e geram impactos.
“As espécies exóticas invasoras são de fora da região da qual elas são originárias. Em geral, o principal impacto dessas espécies está relacionado a uma reprodução desenfreada”, explica o biólogo Marcos Eugênio Maes, que é coordenador de Conservação de Flora do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Segundo o biólogo, o problema das espécies exóticas invasoras começou a receber mais atenção nos últimos 15 anos.
“É considerado atualmente um problema bastante grave. A lista se estabeleceu a partir de uma base de dados que tem do Instituto Hórus, que tem algumas espécies monitoradas. A partir de análises de como a espécie está estabelecida no estado, se está no estágio de invasão, da quantidade de indivíduos e se já está provocando impactos, foi estabelecida a lista”, explicou.
Corte da casuarina (Casuarina equisetifolia)
Marcos Eugênio Maes/ IMA
Maes explica que o volume de espécies é muito grande e muitas foram trazidas de fora, sendo que a principal via de entrada das “exóticas invasoras” é por meio da ornamentação.
“As pessoas veem as plantas e acham bonitas e acabam pegando para embelezamento e paisagismo. Mas, também tem espécies que são associadas com o setor produtivo”, disse Maes.
Na lista oficial de espécies exóticas invasoras de Santa Catarina aparecem algumas árvores que estão proibidas de plantio e manutenção, sendo necessário o corte e o controle por parte dos proprietários:
Acácia-de-espigas (Acacia longifolia)
Acácia-mimosa (Acacia podalyriifolia)
Acácia-negra (Acacia mearnsii)
Casuarina (Casuarina equisetifolia)
Cheflera (Schefflera arboricola)
Cheflera (Schefflera actinophylla)
Cinamomo (Melia azedarach)
Ipê-de-jardim (Tecoma stans)
Pau-incenso (Pittosporum undulatum)
Saboneteira (Aleurites moluccana)
Sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia)
Cinamomo (Melia azedarach)
João de Deus Medeiros/ Arquivo pessoal
A lista também apresenta outras espécies “exóticas invasoras” como o pinheiro-americano (Pinus spp), que podem ser plantadas respeitando as determinações estabelecidas na resolução.
Segundo o coordenador de Conservação de Flora do IMA, as ações de manejo das árvores da lista têm maior enfoque nas reservas e parques estaduais.
“Nosso foco é tirar as ‘espécies exóticas invasoras’ das unidades de conservação, que são sete parques e três reservas”.
Parque do Rio Vermelho é um dos locais que tem Pinus considerado espécie invasora
Diorgenes Pandini/ NSC
Vegetação invasora no Parque do Rio Vermelho em Florianópolis é ameaça e combustível para incêndios, dizem especialistas
Outras restrições
Espatódea (Spathodea campanulata)
João de Deus Medeiros/ Arquivo pessoal
Apesar de não integrar a lista, também há restrições para o plantio da Espatódea (Spathodea campanulata), conhecida como bisnagueira. Diante do impacto para as abelhas nativas foi aprovada a Lei Estadual 17.694/2019, que proíbe a produção de mudas, o plantio da espécie e estabelece uma multa de R$ 1mil em caso de descumprimento. A planta possui uma mucilagem nas flores, que é tóxica para abelhas e pássaros.
“No caso da Espatódea não integra a lista, ela foi introduzida porque ela é uma planta muito bonita e as pessoas começaram a usar para a ornamentação. Ela não foi avaliada [para entrar na lista] porque temos um volume muito grande de espécies e não foi possível avaliar todas. Essa espécie não se dissemina facilmente e não costuma apresentar reprodução descontrolada no estado”, afirma Maes.
Além da lista e legislação estadual, as prefeituras também podem ter regras específicas para o plantio e manejo das espécies.
Queimadas elevam risco de extinção de espécies no Parque da Serra do Tabuleiro
Defensor do parque do Rio Vermelho, policial trabalha contra destruição da unidade por incêndios: ‘Quintal de casa’
Conheça as ‘espécies exóticas invasoras’ em SC
Conheça as espécies exóticas invasoras em Santa Catarina no Desafio Natureza
VÍDEOS: Veja as reportagens mais assistidas da NSC TV no G1
Veja mais notícias do estado no G1 SC